31 de Março de 1964 _ Um Golpe d´Estado Ideológico

O instante em que figurões da República vêm a público falar de História tem revelado uma falta gravíssima de Saberes básicos. O último instante relacionou-se com o Golpe d´Estado de 1964 (31 de Março), sobre o qual os militares dizem ter agido para defender interesses da Nação sob a ótica da defesa da cultura ocidental-cristã e diante do avanço dos ideais soviético-maoístas-cubanos entre políticos latino-americanos. Certo. Mas não podem negar que esse ato transformou-se, também, num esforço de políticas policiais que negaram a liberdade, em geral.

Entretanto, é preciso (a)notar: o Golpe d´Estado de 1964 (31 de Março) não teria acontecido sem o apoio de uma classe média social e empresarialmente ativa, a par das elites das instituições da cristandade (romanas ou não), chocadas com a expansão do sovietismo via apoio a processos revolucionários em curso (prec´s). Ou seja: o alicerce do Golpe d´Estado de 1964 foi ideológico, como ideológico foi o combate desses grupos em prec´s com apoios diretos da URSS e de Cuba, grupos dizimados pelos militares e pelos serviços de inteligência das polícias. Assim, é preciso que se saiba: existe um Governo com os seus instrumentos políticos e judiciários e existe, neste caso histórico em pauta, uma oposição paramilitar que lhe faz frente para tomar o Governo. Em ambos os casos a ação é ideológica. Quem ganha no esforço privilegia o seu ´status´, quem perde é encarcerado ou exilado; mas sabe que perdeu ou ganhou ideologicamente, logo, sem direitos indenizatórios…, porque agiu em consciência por uma causa própria. Eis a Verdade histórica.

O que é vergonhoso é forçar a Nação a pagar indenizações a quem participou dos prec´s e esquecer quem por ela batalhou. Obviamente, e o sabemos desde a ´santa´ Inquisição e as Cruzadas, quem perde sujeita-se ao domínio policial-judiciário de quem ganhou. Sim, há prisões, há mortes, há torturas, mas tudo isso aconteceria caso a outra parte tivesse ganho. Veja-se o caso URSS-Cuba-China, o que não faltam são opositores mortos, presos e torturados…! E então, por que tanta reclamação em relação aos militares brasileiros do Golpe d´Estado de 1964? Os outros não queriam impor uma Ditadura do ´proletariado´?! O que é isso? Restrição à liberdade, prisões, torturas e assassinatos.

Ora, o que os figurões da República (que vêm dando caneladas na História) não sabem é o fundamental: não sabem nem o que é o Brasil, infelizmente!

///  Da palestra para estudantes de jornalismo. São Paulo, Abril de 2019.

 

BARCELLOS, João

Escritor, Pesquisador de História & Conferencista  |  jbarcellosimprensa.worpress.com

Padrão

Deixe um comentário